28 dezembro, 2009

2009 não existiu, ok?


Ah, última semana de 2009. É um alívio saber que esse ano finalmente acabou. Com nenhum avanço em minha vida e nada de grandioso a comemorar (exceto por algumas pessoas que amei conhecer), 2009 vai embora sem deixar saudades. E conversando com algumas pessoas percebi que esse sentimento não é exclusividade minha. Muitos compartilham da ideia de que esse foi um ano "esquecível". Então, faremos o seguinte: vamos todos esquecer que 2009 existiu. Se ninguém se lembrar não terão como comprovar que ele realmente existiu. E que assim tenhamos um feliz 2010!

23 dezembro, 2009

Dilema celular

Eu era um feliz cliente da TIM. O sinal é ótimo, os serviços muito bons e os preços incomparáveis com as demais operadoras. Mas como nem tudo nesse mundo é perfeito, a TIM tinha um sério problema: seus atendentes. E como se não bastasse seu péssimo atendimento, começaram a cobrar por diversos serviços não autorizados. Junte cobranças indevidas com a infelicidade de se ver obrigado e entrar em contato com a empresa e você terá um cliente incrivelmente irritado.

Após várias ligações e nenhuma resolução, decidi mudar de operadora. Escolhi a Oi dentre as "várias" opções que temos hoje em dia. No começo parecia ser uma ótima ideia, mas ao longo das semanas após me tornar um "Ligador" a desgraça começou a tomar forma. A Oi tem promoções incríveis que fazem meus créditos durarem eternamente e o atendimento é razoavelmente decente (pelo menos por enquanto). Mas como nem tudo nesse mundo é perfeito, a Oi tem um sério problema: o sinal é péssimo. E não digo isso por não funcionar dentro do metrô (coisa que já deveria ter sido obrigatória a todas as operadoras, mas que só aconteceu há pouquíssimo tempo e por iniciativa própria do Metrô). Digo por não funcionar na minha casa (!).

E agora fica a dúvida: voltar para a operadora que me tratava mal, mas oferecia mais, ou ficar na que me trata bem, mas oferece menos?

Às vezes penso que a melhor solução para isso é não ter celular.

22 dezembro, 2009

No estilo "faça você mesmo"

Será que alguém ainda lembra do bom e velho VHS? Foi através deles que se iniciou meu amor pelo cinema. Aquelas ruidosas e complicadas coisinhas pretas me encheram de alegrias, me assustaram e me emocionaram. E foi seguindo esse mesmo amor pelo cinema e nostalgia pelo VHS que o diretor francês Michel Gondry escreveu e dirigiu "Rebobine, Por Favor", filme estrelado por Jack Black e Mos Def.Se você é um amante do cinema como eu, não deixe de assistir.

E só quero dizer que achei totalmente desnecessário adicionarem ao título em português a odiosa frase "Uma Loucadora Muito Louca". Por sorte, um filme não se faz apenas pelo título.

Amores na Big Apple


Amar Nova York é inevitável. E nem é preciso conhecer a cidade pessoalmente para cair de amores por aquela que é o centro do mundo. Agitada, cosmopolita, única, Nova York encanta qualquer um. E é nesse embalo de amor pela cidade que gira o filme "New York, I Love You", segundo filme do projeto "Cities of Love", idealizado pelo cineasta francês Emmanuel Benbihy (o primeiro filme da série é "Paris, Je T'Aime").

Composto por 12 curtas produzidos por 11 cineastas (Mira Nair, Fatih Akin, Allen Hughes, Brett Ratner, Yvan Attal, Jiang Wen, Shunji Iwai,Shekhar Kapur, Randy Malsmeyer, Joshua Marston e Natalie Portman), "New York, I Love You" mostra os diferentes amores e dissabores na magnífica Big Apple. Amores multiculturais, sem fronteiras entre sexo, crença ou raça. Seja um amor por quem lhe pede um isqueiro numa esquina qualquer, ou seja um amor de mais de 60 anos. Amor bandido, amor platônico, amor de filho. Numa cidade fria, quem diria, as pessoas amam.

Para saber onde assistir, acesse o Guia da Folha Online.

17 dezembro, 2009

Absoluta!

Vendo a tal de Stephany pela Internet fico imaginando o que se passa na cabeça dessa mocinha. Será mesmo que ela acha que seu sucesso (?) é fruto de competência, talento e beleza?

Há pouco tempo ela foi convidada para cantar (?) numa das casas noturnas gays mais famosas do mundo, a The Week. E vendo os diversos vídeos no YouTube é engraçado como ela realmente se acha uma "superstar". Mal sabe ela que na verdade não passa de um palhaço a quem as pessoas adoram ridicularizar amargamente por ser uma estranha combinação de mau gosto e falta de senso de ridículo, mas mesmo assim se vê como uma pessoa "absoluta" (em suas próprias palavras).

O nível dessa garota mimada fica claro no vídeo em que mostra o trecho do programa "Esquadrão da Moda", do SBT. E uma coisa não podemos negar: ela é uma mulher com personalidade única. Ela só pode ser do signo de Piauí.

14 dezembro, 2009

Povo de Osasco com cabeça em São Paulo

Estava eu cuidando da minha vida no ônibus de volta para casa quando ouço um grupo de pessoas no meio de uma conversa indignada sobre o aumento do IPTU e o futuro aumento no preço da passagem de ônibus que o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, já prometeu à população.

As pessoas ficarem indignadas com os aumentos promovidos pela Prefeitura de São Paulo é completamente aceitável, afinal, a população deve sim se revoltar com o ataque ao seu bolso com aumentos abusivos de impostos e tarifas. O problema é que essa cena aconteceu em OSASCO. E então eu pergunto: por que será que Osasco é uma cidade onde nada funciona como deveria, a Prefeitura faz o que bem entende para tornar a vida dos moradores cada vez pior, as ruas são imundas, o trânsito é completamente desorganizado e sem leis e a passagem dos ônibus municipais é uma das mais altas do Estado?

Enquanto as pessoas dessa cidade imunda continuarem a se preocupar com questões que não tem nada a ver com a cidade onde moram não é de se esperar realmente que qualquer Prefeito que tome o comando dessa cidade faça alguma coisa para acabar com os nossos problemas.

12 dezembro, 2009

Trânsito, agito e assalto

Ah, a Avenida Paulista. A avenida símbolo de um povo poderoso. É o local que melhor expressa a riqueza desse Estado que é São Paulo. Todos os povos, todos os credos, todas as tribos. Nela, todos somos um. E em meio à vida norturna agitada, à diversidade, à pressa e ao trânsito caótico um novo elemento toma conta aos poucos de um dos maiores símbolos do capitalismo brasileiro: crianças assaltantes. E tão inexistente é a ação da polícia que essa já se tornou mais uma das imagens da região. Enquanto os policiais ficam empoleirados nos quiosques de vigilância, os pequenos delinquentes fazem a festa roubando celulares e carteiras daqueles que passam desavisados, hipnotizados pelo mundo que é essa avenida. Entre um arrastão e outro, o que a polícia diz sobre isso? "Já estamos trabalhando nisso...".

Transitar pela avenida também passou a ser um programa insuportável após a reforma das calçadas. Mais bonitas e lisas feito um tapete, viraram o sonho de qualquer skatista e ciclista. Em meio às manobras arriscadas ficamos nós, pedestres, acuados e medrosos, nos esforçando para tentar desviar daqueles jovens sem qualquer senso de civilidade. O que a Prefeitura diz sobre isso? "Já estamos trabalhando nisso...".

A Avenida Paulista, de símbolo de um Estado forte e de um povo trabalhador, está se tornando símbolo da falência do poder público. Um dos poucos locais em que restavam o mínimo de qualidade e bem estar para se passar momentos agradáveis está morrendo. E junto vai meu sonho de um dia poder acreditar que viveremos decentemente, sem medo, com leis e respeito mútuo.

09 dezembro, 2009

"Cinquentinha"


Ontem (8) estreiou a nova minissérie da TV Globo, "Cinquentinha". Do autor Aguinaldo Silva e estrelada pelas "cinquentonas" Susana Vieira, Marília Gabriela e Betty Lago, a previsão é de que a minissérie tenha 16 episódios recheados por sexo, moda, brigas e o "bom humor" de sempre da TV Globo. A história girará em torno de três mulheres lutando pela herança de seu falecido ex-marido.

A nova minissérie já foi comparada à "Sex and The City" por Susana Vieira, em entrevista à Folha de São Paulo, declaração essa obviamente feita sob efeito de álcool ou drogas, afinal, alguém realmente acha que aquilo exibido ontem tem comparação a uma das séries de maior sucesso da história da TV mundial?

Uma das coisas mais engraçadas que pude perceber no episódio de estreia foi a tentativa de Susana Vieira em interpretar uma personagem das rocambolescas novelas mexicanas, mas eu realmente não consegui enxergar diferença alguma entre aquela atuação e suas atuações em novelas passadas. Ou seja, será mesmo que aquilo era uma paródia? Bom, valeu a tentativa Susana.

E que figuro pomposo era aquele dos personagens? Era como se todos estivessem prontos para alguma festa de gala. Pesaram a mão na tentativa de dar certo requinte aos personagens. E Susana ainda teve a coragem de dizer que estaria "vestidérrima" como as personagens de "Sex and The City"...

"Cinquentinha" promete ser mais uma produção com a qualidade Globo de sempre: exagerada, apelativa e sem qualquer propósito. E assim, a TV Globo mostra que seus espasmos de criatividade (mostradas com "Hoje É Dia de Maria" e "Som & Fúria"), infelizmente, são raros.

08 dezembro, 2009

Um protesto mais decente


Que tal protestar contra outras coisas que não seja a derrota do seu time? Conheça o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. É uma causa mais nobre e muito mais justa de receber toda sua ira.

07 dezembro, 2009

Conferência de Copenhague


Hoje começa a Conferência de Copenhague. E enquanto os líderes do mundo ficarão por lá tentando chegar a um acordo sobre como diminuir o impacto do ser humano na destruição do planeta, fica aqui um pequeno recado da fofa Severn Suzuki, da Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente, durante a Eco 92. E que suas palavras sejam capazes de abrir nossas cabeças duras e ignorantes.

04 dezembro, 2009

Tokyo!


Formado por três curtas dirigidos por consagrados diretores (Michel Gondry, Leos Carax, Bong Joon-ho), "Tokyo!" se tornou um de meus filmes preferidos.

"Tokyo!" mostra a capital japonesa de uma forma ora melancólica, ora, apressada, sufocante e solitária, sempre de forma surreal. Cada curta ("Interior Design", "Merde" e "Shaking Tokyo") vem recheado com as melhores características de cada diretor. E são diretores bem conhecidos do público. Gondry nos deu "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança", Carax, "Os Amantes de Pont Neuf" e Joon-ho, o ótimo "O Hospedeiro" (esse um dos meus filmes preferidos).

Eu, particularmente, adorei o primeiro curta, "Interior Design". Ao assistirem, muitos se lembrarão do tão famoso livro "Metamorfose", de Franz Kafka. Mas na verdade é uma adaptação de uma história em quadrinhos chamada "Cecil and Jordan in New York", que já estou louco para ler.

Enfim, é um ótimo filme para assistir. Mais do que recomendo. E para saber onde assistir acesse o Guia da Folha Online.

03 dezembro, 2009

A Salete fala mesmo!

O jornalismo na TV aberta brasileira sempre se limitou a apenas "informar" a população do que está acontecendo pelo país e mundo afora. Mas uma jornalista sempre buscou o caminho inverso, não apenas informando, mas também "ensinando" e dizendo, de forma clara e objetiva, qual era sua opinião em relação aos fatos. Essa grande profissional se chama Salete Lemos, uma das profissionais mais prestigiadas e consagradas do jornalismo brasileiro. Mas, infelizmente, tanto prestígio e coragem não tem espaço na TV aberta, tão acostumada a se calar principalmente diante de situações envolvendo políticos ou interesses privados.

Exatamente por ter essa característica tão única é que Salete Lemos foi demitida dos jornais que apresentou. O último episódio ocorreu após fazer uma crítica aos bancos quando ancorava o principal jornal da TV Cultura. Por pressão da FEBRABAN Salete foi mais uma vez punida por simplesmente falar a verdade.

Atualmente, Salete Lemos apresenta o principal jornal da CNT, uma emissora de segunda, mas que teve coragem suficiente para apostar todas as suas fichas numa profissional de primeira. O jornal é gravado e é precedido por uma horrenda novela mexicana, mas há certa qualidade nas matérias apresentadas e as críticas afiadíssimas dessa que é minha jornalista preferida são sempre imbatíveis.

O "CNT Jornal" vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 9h30 da noite (em São Paulo o canal é o 26).

01 dezembro, 2009

Arreganha mesmo, Emídio...

Nas eleições de 2004 para Prefeito, Emídio de Souza, então candidato à Prefeitura da cidade de Osasco, esbravejava a torto e a direita que achava ultrajante o duopólio formado por Viação Osasco e Urubupungá, duas das maiores empresas do setor de transporte de passageiros do Estado de São Paulo, que não só dominavam o sistema de transporte público da cidade, como também faziam o que bem queriam, em detrimento da população. No calor da campanha foram prometidas muitas coisas para a suposta reforma no setor. Fim do duopólio e fortalecimento da CMTO, a companhia de transporte da Prefeitura, eram algumas das principais medidas apresentadas pela campanha de Emídio. Era tudo muito lindo e poético.

Vencida a eleição, Emídio fez a única coisa que nossos políticos sabem fazer perfeitamente bem: arreganhou as pernas à iniciativa privada. Ele não só renovou os contratos com as duas empresas como também aumentou o valor da passagem de ônibus (indo para R$ 2,50) e pôs fim à CMTO, a tornando nada além de uma sigla gravada nos ônibus da cidade, numa tentativa de nos fazer crer que seja algo como a SPTrans da Prefeitura de São Paulo.

Atualmente, estamos aturando sua segunda gestão, e o glorioso Prefeito Emídio de Souza mostra ainda mais suas garras no bolso (e na paciência) da população de Osasco. Desde o começo dessa semana a passagem dos ônibus municipais passou a custar R$ 2,70, algo irreal se comparado às passagens da CPTM e Metrô (R$ 2,55) e dos ônibus municipais da cidade de São Paulo (R$ 2,30). E a comparação é impossível também na qualidade do serviço oferecido. Ônibus que chegam a demorar 3 horas para passar, sobreposição de linhas, falta de planejamento na distribuição dos ônibus nas linhas e veículos completamente desconfortáveis. Tudo isso agora custando R$ 2,70, um preço incompatível com a realidade e o bom senso.

Só de imaginar que esse nobre e amável político pensou realmente em ser candidato à Governador do Estado sinto asco por um dia ter cogitado dar meu voto à ele.

MTV Staying Alive


Hoje é o Dia Mundial de Combate à AIDS. E como acontece todo ano, os canais MTV dedicam sua programação à conscientização dos jovens para o perigo que essa doença representa, mas que muitos ainda insistem em ignorar.

Para saber mais sobre o projeto das MTVs, acesse o site MTV Staying Alive.

E não custa lembrar: use camisinha! É bom, é barato e assim você continuará vivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...