28 outubro, 2009

Abortando o português (editado)

Se há algo nesse mundo que eu não suporto nem de longe é erro de português. Seja na língua falada ou escrita, prezo pelo bom uso da nossa língua.

Então nem preciso dizer o quanto fiquei indignado ao encontrar vários erros grotescos nas legendas da primeira temporada da série americana "Arquivo X". Eram erros escabrosos, dignos de pessoas no início de sua alfabetização. Eram erros tão ridículos que estou até agora tentando entender como é possível uma empresa do nível da Fox Film permitir que um aborto da língua portuguesa como esse aconteça.

Clique nas imagens abaixo para ver alguns dos erros grotescos que fiz questão de registrar.

27 outubro, 2009

Uma mulher com muita assunta

Depois do Redondo Souto, minha lista de autoridades bizarras encontradas no meu trabalho ganha mais um nome: Assunta Maria Labronici Gomes, Prefeita da cidade de Boituva, interior de São Paulo.

Agora me diz se não é para bater nos pais dessa pessoa? Depois ninguém entende porque a pessoa cresce problemática...

23 outubro, 2009

Só "não humanos" aguentam...

"Distrito 9" é um filme com síndrome de novela. Tudo muito irritantemente explicadinho nos mínimos detalhes, não sobrando tempo para o espectador pensar sozinho. Talvez fosse para dar o tom de documentário que o diretor, Neill Blomkamp, tanto queria. Ou talvez fosse para fazer mais um filme de ficção de fácil assimilação por parte dos jovens que tanto se recusam a pensar. Seja lá qual tenha sido a intenção, as duas cabem perfeitamente neste filme. Pelo menos os efeitos especiais compensam. Se for isso que você procura, boa sorte!

Para saber onde assistir acesse o
Guia da Folha Online.

22 outubro, 2009

Assalto meia boca

Na quarta-feira da semana passada (14) sofri mais uma tentativa de assalto. A quarta sem o uso de qualquer tipo de arma. O que está acontecendo com as pessoas? De repente um bando de marmanjo sem ter o que fazer decidiu virar bandido por uma noite? "Ah há! Hoje eu vou assaltar".

Depois me perguntam porque tenho ódio de bandido. Nem para assaltar direito esses merdas tem capacidade.

21 outubro, 2009

Ainda é muito pouco


O Governo do Estado planeja inaugurar a linha 4-Amarela do Metrô entre março e abril de 2010. O problema é que a nova linha será inaugurada com apenas QUATRO estações (Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Paulista). Digamos que seria o mesmo que pegar um ônibus para subir ou descer a Avenida Rebouças. Numa cidade com os problemas de congestionamento como São Paulo, isso é muito insuficiente. Aliás, o metrô Paulista é insuficiente como um todo. Se compararmos o sistema metroviário da Cidade do México, que possui o mesmo porte de São Paulo, veremos que lá o metrô é TRÊS vezes maior. E nada de dizer que o metrô mexicano é maior por ser mais antigo. Ambos começaram a ser construídos na mesma época, no final dos anos 60.

Nosso querido Governador, José Serra, precisa desesperadamente de obras grandiosas para mostrar nas eleições do ano que vem. Nova Marginal Tietê, a suposta modernização da CPTM (que na verdade não passou de um ou dois trens pintados de vermelho berrante e trens novos na "linha de luxo", a 9-Esmeralda, onde já havia os trens mais novos e modernos da rede) e agora a inauguração de um trecho irrisório da nova linha 4-Amarela. Tudo em nome da Presidência.

E por falar na nova linha do Metrô... Muitos já devem saber que ela será operada durante 30 anos por um consórcio envolvendo dois dos maiores financiadores de políticos desse país, o Grupo Andrade Gutierrez (de onde já fui funcionário, aliás) e o Grupo Camargo Corrêa. A nova empresa se chamará ViaQuatro. Pode parecer besteira, mas a utilização de uma nova marca na linha 4-Amarela acabará com um dos nossos maiores orgulhos. Como bom Paulista que sou, não concordo com a descaracterização do Metrô, uma empresa com mais de 40 anos de história e prestígio, tendo em sua marca um enorme reconhecimento de pontualidade, competência e credibilidade. E tudo isso em uma empresa estatal, algo muito raro de se encontrar hoje em dia no Brasil.

16 outubro, 2009

Apenas um nu falso


Decepcionante o protesto promovido ontem (15), Dia do Professor, intitulado "Dia do Nu Pedagógico". Para quem esperou pelancas a mostra viu professores usando uma bata com silhuetas imitando um corpo nu. Que sem graça!

14 outubro, 2009

Ele não desiste [quase] nunca

O Prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, cortou a verba para a varrição das vias públicas. A cidade ficou imunda, a imprensa denunciou, a população reclamou e o Prefeito voltou atrás.

Kassab também acabou com uma das refeições oferecidas às crianças da rede municipal de ensino. Com uma medida tão absurda como essa a imprensa denunciou, a população reclamou e, mais uma vez, o Prefeito voltou atrás. Então porque não voltar atrás com restrição aos ônibus fretados? Quais interesses estão por trás dessa medida? Da população é que não são.

Em reportagem do Jornal da Tarde dessa quarta-feira (14) foi revelada a verdade que todo mundo já sabia: a média de congestionamentos aumentou e o número de passageiros incorporados ao sistema de trens da CPTM e Metrô foge à realidade imaginada pela Prefeitura. Tudo isso é uma demonstração clara de que grande parte dos usuários de fretados passaram a usar seus carros para irem ao trabalho. Tudo o que Kassab, do alto se sua prepotência, disse que não aconteceria. E ainda insistem em nos convencer do contrário, pintando um lindo mundo onde o trânsito flui magicamente e o transporte público funciona como em sonhos.

Quanto tempo Kassab e sua trupe da mentira demorarão a admitir seus erros e voltar atrás com essa medida estúpida?

13 outubro, 2009

"Posso entrar...?"


Com toda essa moda de histórias "vampirescas" promovidas pela febre "Crepúsculo", logo imaginamos que "Deixe Ela Entrar", do sueco Tomas Alfredson, seja mais um desses filmes vazios, com efeitos especiais meticulosamente elaborados para agradar aos adolescentes masculinos e histórias de amor sem sal para agradar aos adolescentes femininos. Mas não, "Deixe Ela Entrar" vai muito além desse estereótipo, nos mostrando a história de Oskar, um frágil garoto de 12 anos tendo sua vida transformada após seu contato com Eli, uma vampira também de 12 anos [há vários anos, segundo ela mesma diz]. Os dois logo se identificam devido aos seus problemas pessoais, e começam a ser confidentes e a se ajudarem, criando-se assim uma pequena ligação amorosa. Mas tudo de uma forma fora dos padrões populescos.

Somente o cinema europeu para nos agraciar com um filme inteligente e belo, fugindo dos clichês hollywoodianos.
Aliás, para quem gosta da forma como Hollywood faz seus filmes para adolescentes sem cérebro, preparem-se. Vem aí, a versão americana de "Deixe Ela Entrar", do mesmo diretor de "Cloverfield".

Qual versão será a melhor? Se levarmos em conta os remakes americanos dos filmes de terror orientais eu já imagino qual será o resultado.

Para saber onde assistir acesse o
Guia da Folha Online.

09 outubro, 2009

Produção desperdiçada


Assistindo a novela "Vende-se Um Véu de Noiva" (SBT), escrito pela "senhora Silvio Santos", uma coisa me deixou muito indignado. A cena que eu assistia se passava em uma festa a fantasia promovida por Cora Baronese (Maria Estela). O cenário era incrivelmente belo e os figurinos deslumbrantes. Era algo digno de peça teatral top. Era realmente uma superprodução infelizmente desperdiçada com uma novela de quinta categoria. E é isso que me entristece, saber que a produção nacional pode ser comparada a Hollywood ou a cena alternativa européia, mas que é desperdiçada com produtos de apelo popular, sem nenhum conteúdo e relevância. E tudo por causa da audiência a qualquer custo.

08 outubro, 2009

Pelados para chocar

Diretores, vice-diretores e coordenadores das escolas estaduais Paulistas planejam ficar nuzinhos em pelo no próximo dia 15, dia dos professores. Intitulado "Dia do Nu Pedagógico", o ato de violência à nossa integridade mental, que acontecerá no centro da cidade de São Paulo, tentará chamar a atenção do Governo do Estado para os "baixos" salários da classe.

Levando-se em conta que a idade média desses profissionais gira em torno de 35 a 60 anos, imagine o impacto que esse ato terá na sociedade. A cena será tão aterradora que duvido muito nosso Governador, José Serra, não dar o tão sonhado aumento. Porque se isso não acontecer é capaz do "Dia do Nu Pedagógico" acabar entrando para o calendário escolar.

07 outubro, 2009

'Vamo dá um salve!"


No último domingo (4) fui ao cinema assistir "Salve Geral", filme de Sérgio Resende, já imaginando o que me esperava: um filme repleto de clichês e apologia ao grupo criminoso que promoveu ataques às polícias Civil, Militar e Metropolitana na cidade de São Paulo, o PCC (Primeiro Comando da Capital).

O filme em si é realmente uma grande produção e as atuações são impecáveis. Mas o que realmente me irritou foram as intermináveis frases de efeito, como se os personagens estivessem em um palanque no período eleitoral. Os diálogos surgiam como se tudo fosse uma grande propaganda. Tudo muito falso, afinal, em que planeta os bandidos falam tão polidamente como se fossem aristocratas do século 19?

Para piorar, as cenas de amor bandido entre Lúcia (Andréa Beltrão) e o Professor (Bruno Perillo), um dos chefes do PCC (que mais parece um Dom Juan das celas), foram completamente fora de contexto. Pitadas de sexo para aumentar a bilheteria. Essa, aliás, é uma das deprimentes características do cinema nacional.

Tratar uma organização criminosa como um movimento libertário dos pobres e oprimidos contra o Governo tirano da burguesia é um dos grandes erros de "Salve Geral". Esquecem dos fatos reais e romantizam boatos de forma didática na tentativa de tornar a história palpável, perpetuando o medo. Medo este acentuado pela mídia, incluindo a TV Globo.

E um aviso à Globo Filmes: quando forem retratar histórias em São Paulo, por favor, sejam mais verossímeis. Ao botar fogo em um ônibus tenham a decência de usar um veículo atual, e não um de 20 anos atrás.

Para saber onde assistir acesse o Guia da Folha Online.

05 outubro, 2009


Há coisa melhor do que ter amigos com talento? Rafael Cerdeira cantando "Do lado de dentro", de Marcelo Camelo.

Ele tem ou não tem uma voz gostosa?

02 outubro, 2009

Mais roubalheira pela frente


O Rio de Janeiro foi escolhida sede das Olimpíadas de 2016. Sabe o que isso significa? Acordos com traficantes, obras inacabadas ou que nunca foram construídas, desvios de verbas e superfaturamento. Exatamente como aconteceu nos Jogos Pan-Americanos de 2007.

E viva o Brasil!

01 outubro, 2009

Os amigos do "chefinho"

Quando seu colega da mesa ao lado passa a fazer amizade com o chefe ele fará de tudo para mostrar à todos os demais que é superior, que merece respeito e que poderá fazer o que bem entender, afinal, "ele é amigo do chefinho". Sim, porque para alguns poucos idiotas isso é um tipo de elevação do status.

Ter um contato mais próximo daquele que manda no setor não é prejudicial só ao bom andamento dos serviços (se o amiguinho não fizer um bom serviço ele nunca terá a atenção chamada pelo chefe), como é muito prejudicial para o bom relacionamento com os demais funcionários. Afinal, ninguém quer ver suas conversas e atos levados ao "chefinho" por um puxa saco qualquer.

Outra coisa que sempre acontece (principalmente em órgãos públicos, como no que eu trabalho), os que detêm o "poder" adoram entupir os setores com seus amigos e parentes. Isso, claro, é para manter o "controle", seja dos demais funcionários, seja para o serviço sair ao seu modo (mesmo que porcamente). Com seus contatos infiltrados os chefes sabem e ouvem tudo. Criam um clima de prisão, onde nossos passos são seguidos de perto, nossas conversas só faltam ser gravadas e nossos horários cronometrados religiosamente. Tudo em nome do que? Será que é medo daqueles que podem "roubar" o cargo do estimado "chefinho"? Ou será que a mulherada odeia "rivais"? Você não compra isso, não compactua com aquilo, pronto, entra para a lista negra dos "amigos do chefinho", uma liga ávida por barracos e transtornos. Tudo em nome do que? Coisas que nunca seremos capazes de entender...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...