07 agosto, 2009

São Paulo contra o cigarro

Agora é lei. Fumar em locais públicos fechados é proibido em todo o território paulista.

A lei antifumo está em vigor desde a 0h de hoje. Com muitos a favor e muitos contra, a lei já era polêmica antes mesmo de sua aprovação. Os que são contra (em sua maioria fumantes) se diziam vítimas de cerceamento à sua liberdade. Liberdade estranha essa. É de conhecimento público os males causado pelo cigarro aos não fumantes. Males estes muitas vezes maiores do que os acometidos aos que fumam. Quem não fuma é obrigado a respirar o ar poluído pela fumaça do cigarro, que chega a 100 ppm (partes por milhão) de partículas de alcatrão. É um índice alto, pois a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece 30 ppm como risco de intoxicação perigosa. O fumante passivo absorve 50 vezes mais substâncias cancerígenas e 3 vezes mais nicotina e monóxido de carbono, pois a fumaça da brasa concentra maior proporção dessas partículas do que a fumaça inalada pelo fumante. Essas substâncias só são eliminadas do organismo depois de três dias.

Então, você fumante, antes de dizer que essa lei é um absurdo, uma afronta à liberdade dos cidadãos fumantes, saiba que ela não é uma lei contra vocês, e sim contra os males causados aos que não obrigados a sofrer com seu vício. Vocês sim que nos tiram a liberdade de viver com saúde.

Lembrando que todos nós devemos colaborar com o cumprimento da nova lei. Ao presenciar uma irregularidade, ligue para 0800 771 3541, o canal aberto para receber as denúncias. E para maiores informações, acesse o portal dedicado à divulgação da lei.

10 comentários:

Marcelle disse...

O ar de São Paulo, por si só, já não é lá essas coisas, com fumaça de cigarro, então, pior.....
Essa foi uma das poucas leis verdadeiramente úteis aos cidadãos paulistas.....
POR UM AR MAIS PURO!!!!!!!!!!!!!!!!

Vinicius Giglioli disse...

Gostei do 0800

Nada a ver disse...

Faça-me um favor... partícula de alcatrão. Ah! Informe-se.

Anônimo disse...

No meu trabalho, que é serviço público, e já era probido fumar (apesar de ninguém respeitar) as coisas mudaram já no primeiro dia.

Meus colegas fumantes desceram para fumar, mas menos vezes do que o fariam se fumassem na sala.

will disse...

EU sou passivo não fumante

Genérica Paraguaia disse...

Adoro essa lei! Cigarro fede e mata!

rickgaldino disse...

No meu trampo, eles fecharam a porta do fumódromo às 23h55 do dia 6.

No dia seguinte, não haviam placas e nem bancos. A porta estava trancada e o Sol batia na janela. Sem fumaças.

Cruela Veneno da Silva disse...

vou fumar maconha no bar

Kino disse...

O transito de sp tb faz muito maL ao seu pulmãozinho intocável. no entanto tenho certeza que vc não vÊ a hora de ter esse conforto! QUE VENHA O TOQUE DE RECOLHER!

Testosteronado disse...

Só não concordo em uma coisa. Como o cigarro, para fumantes passivos, pode ser mais maléfico que para fumantes ativos?
Ora, não seriam os fumantes ativos, também, passivos? Apenas justificável se fumantes ativos fumassem em lugares alheios onde seus cigarros encontram-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...