30 novembro, 2010

O fim do sonho americano

Os Estados Unidos travam uma grande batalha contra seus mais de 11 milhões de imigrantes ilegais. São pessoas que escolheram a casa do Tio Sam em busca do "sonho americano", das grandes oportunidades, levando em suas malas diferentes culturas, crenças e costumes. Como lidar com todas essas diferenças no país que deixou de ser a terra da liberdade para virar um hospício xenófobo?

Os atentados de 11 de setembro afloraram ainda mais a paranóia americana contra tudo o que não se encaixa nos valores estabelecidos pelo "jeito americano de viver". Pensamentos, atitudes e costumes árabes deixaram de ser vistos com os olhos da razão para serem tratados subjetivamente como ameaça à segurança nacional. Seria essa a atitude do país que se autodenomina o "líder do mundo livre"?

E o que dizer daqueles que sonham em se tornar cidadãos americanos, mas que ainda cultivam crenças medievais que vão contra as crenças americanas?

O filme "Território Restrito" ("Crossing Over"), dirigido por Wayne Kramer, mostra um pouco dos grandes problemas da imigração ilegal nos Estados Unidos, e como Governo e população lidam com esse assunto. Com inúmeros personagens representando diferentes nacionalidades, cada um com seu motivo para a busca do "sonho americano", o filme tem Harrison Ford como o agente do departamento de imigração, e Alice Braga, sobrinha de Sônia Braga, numa pequena aparição, mas interpretando o personagem com maior relevância na história.

Ao assistirem "Território Restrito" muitos lembrarão de filmes como "Babel" e "Crash", também baseados em diversos personagens interligados pelo mesmo tema. Mas não por isso deixa de ser um bom filme, seja pelos atores, ou pela história, que para alguns é cansativa, mas que para outros é esclarecedora. O que conta aqui é saber um pouco mais sobre como os americanos lidam com o "diferente" e o que vale a pena fazer para conquistar o tão sonhado Green Card.



Um comentário:

K. disse...

sempre lembro de uma frase do filme o paciente inglês:
we are the real boundaries, not the lines drawn on maps with the name of powerful men.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...