14 março, 2008

Quando não é um, é outro...


Antes era a falta de experiência para conseguir estágio (???), agora o motivo para não me chamarem para vagas de emprego é a falta de curso universitário. E pode ter certeza de que quando eu estiver fazendo faculdade não conseguirei emprego porque não terei 10 anos de experiência.

Que culpa tenho se não tive dinheiro para comprar uma vaga na USP, ou para pagar mensalidade de "faculdades McDonald's" (uma em cada esquina), em que crianças de 8 anos passam no vestibular e fazem matrícula. Aliás, se daqui alguns anos eu tiver o poder de contratar e demitir, com certeza não pegarei ex-alunos dessas faculdades (principalmente da Unip). É inaceitável que diplomas feitos em escala sejam válidos nos dias de hoje, com o mercado cada vez mais competitivo. E é inaceitável cursos técnicos serem tão rejeitados pelas empresas. E se é para ser assim, que acabem logo com Senai e Senac!

E vamos lá de novo a mais um ano de cursinho... E dane-se emprego! Agora a meta é Prouni. Pelo menos nisso eu sei que me darei bem.

11 comentários:

Euzer Lopes disse...

Infelizmente no Brasil, ao mesmo tempo em que as empresas estão mais exigentes quanto à capacitação, as universidades, que deveriam capacitar, banalizam o ensino.
Hoje, o estudante universitário está, no geral, mais preocupado com a festa na república do que com seu futuro profissional.
E a preocupação, no final do curso, é com a festa de formatura do que com o emprego que precisará procurar.
Aí, quando não consegue algo na área, vai ficar entupindo subvagas em subempresas, num subemprego, tirando a vaga dos que menos oportunidades tiveram na vida (não estou segregando ninguém).
Quantos motoristas de ônibus com nivel superior não encontramos nas ruas de São Paulo?

Anônimo disse...

pelo - dexa a part d bacharelado do senac...soh por + 3 anos ;)...

Suellen Verçosa disse...

Pois é meu querido...
Imagina que até quem tá se formando em Federal á sem estágio ou emprego...

Que vidade cão essa nossa!

Juliana Gulka disse...

Realmente está muito difícil, e isso pelo jeito é em todos os cantos do Brasil.
Um ótimo assunto o do post, parabéns!
Beijos

Anônimo disse...

Minha meta é dinheiro, bufunfa! huahuahauhaua (riso maléfico). Mas tá difícil mesmo... vivemos em um paradoxo.

E adorei o post sobre caminhos do coração. sabe, essa dita novela, é meu momento humor de quase todos os dias.

Thiago Almeida disse...

Verdade, Thiago!
Infelizmente, há uma inversão nos valores... Aqueles que passam a vida toda em colégios particulares, acabam tendo um melhor preparo e optam pelas faculdades públicas. Já aqueles que estudam em escolas públicas não tem prioridade em universidades públicas e são obrigados a trabalhar para pagar as altíssimas mensalidades nas universidades particulares. Porém, o descaso é tanto que para você se formar em uma universidade pública, passará cinco anos ou mais em um curso normal de graduação, devido à greves e afins.

Parabéns pela postagem, meu xará!

Forte abraço!

Juliana Gulka disse...

Respondendo ao seu comentário, eu não fiz absolutamente nada para ser expulsa. Na semana passada eu estava experimentando roupas que estõa sendo feitas sob medida. Antes de ontem, fui ver quanto de tecido precisava para fazer uma outra peça de roupa lá. Ontem, me chegou isso. Do nada.

Mas acho que fui "expulsa" por que contestei demais. Ali há apenas duas pessoas que mandam, mas é um 'grupo', que aparentemente não tem dono. Emfim, perguntei porque, e fui tirada. É o nosso mundo brasileiro.
Obrigada pela visitinha!=)

ana.. disse...

universidade pública, gratuita e de qualidade?
tenho sérias duvidas...

em relação ao prouni.. é uma alternativa para muitos, mas falando pelo projeto... o dinheiro investido pelo governo nas universidades privadas a partir deste, o qual isenta essas 'faculdades' de impostos, é um insentivo ao capital privado...
por que nao investir na universidade 'pública' com aumento de vagas e melhoramento da estrutura? ai entrariamos nos interesses... que é assunto que da muito pano pra manga... assim como o reuni, projetopara aumento de vagas e de graduandos formados... e viva o Brasil que pensa mais nos dados que serao publicados nas pesquisas do IBGE do que na qualidade tecnica e intelectual dos seus futuros trabalhadores...

Mary disse...

O Brasil é assim tem dinhero vc pode fazer tudo....

Ai acho que vc eskeceu de comentar as cotas pra negros.Eu acho um absurdo essas cotas.Entao so pq sou branca nao tenho direto a estudar?
Acho uma palhaçada...

Anônimo disse...

ola..adorei seu post...infelizmente cada dia q passa eh uma desculpa msm q dao para a falta de emprego!!!
seu blog ta mto legal

ana.. disse...

procuro aprender com o manoel de barros
fotografar metaforas...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...