29 junho, 2010

Fim do Geni


Na semana passada foi ao chão o esplendido casarão construído em 1890 que abrigava o Geni, um dos pontos mais badalados e autênticos da vida noturna de São Paulo. No lugar foi projetada a construção de um enfadonho prédio comercial com 11 andares de escritórios cafonas, para o deleite de engravatados robotizados.

Que cidade é essa que destrói um precioso patrimônio com mais de 100 anos de história para dar lugar ao que chamam de "progresso", nas palavras de Kalil Rocha Abdalla provedor da Santa Casa, antiga dona do imóvel? Que cidade é essa que é incapaz de conviver em harmonia com seu passado, com a riqueza centenária que embeleza essa cidade tão cheia de cinza e concreto?

A cidade não perdeu apenas um prédio histórico. Junto com aquele prédio foi também um pedaço do que podemos chamar de balada. Local onde a noite era intensa, divertida e agradável. O Geni, com seus cômodos aconchegantes e espaçosos, era convidativo às reuniões com amigos que viravam a noite. Tudo ao som de boa música ao vivo, coquetéis deliciosos e comida saborosa.

Os donos confirmam que há planos da reabertura do Geni em outro local da cidade. Mas, cá entre nós, jamais será a mesma coisa.

E viva o progresso!

5 comentários:

K. disse...

a bela cintra vai ser devorada em breve...

o predio era realmente legal, mas eu nunca curti muito o geni. não sei... santo não bateu... fui algumas vezes, mas não consegui gostar e abandonei.

Marcelle disse...

E nem deu certo da gente ir né? Fiquei sem conhecer...

rickgaldino disse...

Devia ter ido quando me chamaram... Fiquei sem conhecer...²

Essa é a São Paulo: uma cidade com história e que não a valoriza.

Karina Mendes disse...

Eu fui só uma vez ao Geni, gostei de lá. Adoro casarões antigos. Concordo com tudo que disse, acho péssima essa idéia errônea de "progresso" que as pessoas têm. Não devia ser tombado, um prédio com essa data de construção?
O pior é que, infelizmente, as pessoas não tem essa cultura de dar valor ao patrimônio histórico no Brasil. Uma pena.
beijo

*por p. disse...

caraleo... ano retrasado meu aniversário foi lá. um dos melhores que já tive. não acredito.

não pela balada apenas, a questão é o conjunto.

a modernidade tem dessas coisas: antigo é sinônimo de atraso, seja histórico ou apenas por ter ficado sem download pra atualizar.

fato!

:(

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...