24 setembro, 2009

Igualdade?



Nossos nobres deputados aprovaram no começo deste mês o tão polêmico estatuto da raça. Conhecido por "Estatuto da Igualdade Racial", o tal documento previa, dentre outras coisas, cotas para negros em empresas, universidades, concursos públicos e eleições. Felizmente, de todas as cotas previstas, sobrou apenas a cota de 10% para candidatos nas eleições.

Impor cotas ditas "ações afirmativas" nos remete aos tempos de segregação racial na África do Sul e Estados Unidos. Separar a população entre negros e brancos também nos faz lembrar Hitler e sua política de higienização da raça. E o Brasil, que tanto se vangloriou de sua miscigenação, dá um enorme passo atrás em sua história, indo contra décadas de movimentos e lutas que tanto pregaram exatamente o fim desse tipo de segregação.

Promover um determinado grupo étnico em detrimento de outro não restitui direitos perdidos durante a escravidão, como defendem alguns movimentos negros. Apenas cria-se uma falsa sensação de igualdade. Mas será que podemos considerar igualdade os negros terem mais chances do que os brancos de entrar em universidades? É correto um candidato negro ter preferência em seleções para uma vaga de emprego? Tentam jogar no lixo a meritocracia e ocultar o verdadeiro culpado pela desigualdade no Brasil: nossa educação de má qualidade.

4 comentários:

Marcelle disse...

Falam tanto de preconceito, de discriminação, então pra que as cotas???? Isso nada mais é do que uma outra forma, digamos assim, politicamente correta de preconceito, afinal, se "separa", se exclui, as pessoas negras.

Testosteronado disse...

Isso é mais um "analgésico" social. Não se curam feridas, disfarçam as dores.

L. disse...

é...

e põe analgésico nisso...

eles pagam o mínimo da divida da educação e deixam acumulando a montanha de juros...

FOXX disse...

oi, Tiago, desculpa, mas preciso ser completamente contra seu texto.
seguindo exatamente os exemplos históricos dos EUA e da África do Sul, as "politicas afirmativas" foram processos que ambos os países passaram ao tentar integrar essas duas populações, brancas e negras. O que vc chama de uma vantagem dada a população negra, na minha modesta opinião, é a única vantagem social em ser negro no Brasil, portanto, é o único motivo para se afirmar negro.
pq então é necessário se afirmar negro? bem, vc sabia que segundo o IBGE somente 6% da população da Bahia é negra? somente 6% da população da Bahia teve a "coragem" de se assumir negra porque nem diante do recenceador do IBGE essa população não vê com bons olhos admitir que é negra.
Populações indígenas em estados como o Rio Grande do Norte e Paraíba, em que os índios foram sumariamente exterminados, tb pararam de assumir-se índios, eles dizem que são caboclos, como vc pretente igualar esses grupos sociais com os ditos "brancos" se a auto-estima deles está destruída por anos de segregação?
para mim as ações afirmativas são importantíssimas para resgatar o "orgulho" negro e indígena, porque as populações afro-descendentes não se chamame de moreninho, marrom-bombom, moreno-jambo, azul, verde, lilás (sim essas cores aparecem no IBGE e entram na contagem de pardos, não de negros). É necessário sim no Brasil uma política que faça com q essas pessoas se orgulhem de ser negras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...