28 dezembro, 2008

Fé[de]


Zapeando pelos canais da TV aberta me deparei com um sujeito que, entre uma enxugada e outra de suor com sua toalhinha nojenta, gritava contra seus "opressores" e milhares de pessoas o aplaudindo, em meio a gritos de "Aleluia!" e "Em o nome do senhor...". Estou falando do mais novo macaco de circo evangélico que chegou à TV brasileira, o "bispo" Waldomiro Santiago (ex-Igreja Universal).

Seu programa de aberrações, que inclui desde "ex-aidéticos" até pessoas que voltaram da morte, é a mais nova praga que veio para destruir o bom senso e abocanhar mais uma fatia do dinheiro dos pobres sem esperanças.

Se auto-proclamando o "salvador do mundo" e "único que possui o poder de deus", Waldomiro Santiago tem a proeza de ser mais cara-de-pau que seus ex-colegas de gangue da Igreja Universal.

Maior que seu ego somente sua arrogância. Para se manter superior ele trata de uma forma tão estúpida as pessoas em seus programas que chega a causar raiva. Ele também não mede esforços para pedir dinheiro e faz questão de incentivar a revolta em seus seguidores contra os tais "opressores" que, de acordo com ele, "fazem de tudo para não permitir a obra de deus".

Isso tudo me lembra o filme "Fé Demais Não Cheira Bem" (Leap of Faith), com Steve Martin. Pela primeira vez em DVD, o filme conta a história de um vigarista que se passa por pastor evangélico, com direito a deficientes andando e pessoas milagrosamente sendo curadas de enfermidades. E quando muitos o acusam de charlatanismo ele revida dizendo que são pessoas que não acreditam nas obras de deus. É ou não é um filme com a cara do Brasil?

8 comentários:

*Raíssa disse...

Nem quero ver esse tal de Waldomiro Santiago na tv, ele é deveras deprimente.

Realmente, o filme é a cara do Brasil. O que tem de pastor evangélico da Igreja Universal enrolando as pessoas e larapiando seu dinheiro não é brincadeira!

Anônimo disse...

As pessoas têm uma forte tendência a acreditar que é verdade tudo aquilo que elas gostariam que fosse verdade. Um cara que pode fazer tudo (curar aids, trazer os mortos de volta, ensinar o Stephen Hawking a dançar Macarena) e em troca disso só pede dinheiro é algo bom demais pra ser verdade. Infelizmente as pessoas trocam o bom senso por um pouquinho de esperança.

Anônimo disse...

O problema não é o cara ser charlatão. O que me incomoda é a ignorância do povo. Se ninguém o levasse a sério de fato ele seria um divertimento e tanto.

O problema é que são pessoas ignorantes, que já nãoo tem muito recurso e fica enchendo o bolso desse palhaço.

Thiago Almeida disse...

Conheço um professor de literatura que é totalmente contra a cobrança de palestra, seja ela do que for. Ele diz que os palestrantes (por conter informação que poderá ajudar alguém)deveria ganhar com as portas que as palestras podem abrir e não cobrar para narrar suas experiências ou conhecimentos. Enfim, falei sobre isso, pois após ler este post e relembrar de um comentário feito por ele, cheguei a conclusão que a palestra mais cara é a que provém da religião.

Adorei o post, muito bom!!!

Diego disse...

Mas que inferno, eu aqui, boiando na internet, e acho o da hora =p

É o diego, dos tempos do liberatti, eu tava na setima e vc no terceiro, que andava com o renato e o bruno e panz.

=p

ótimo blog.

Anônimo disse...

Pensem e escrevam o que quiserem. Uma coisa é certa: milagres realmente acontecem ali. Nossa razão não consegue entender isso, mas nem por isso é possível negá-los. Quanto ao nível social das pessoas, vale lembrar que ricos e pobres são iguais: nascem pelados, morrem e não levam nenhum bem com eles. Pessoas são pessoas! O problema é quando alguns se acham mais espertos e vivem em uma vida hipócrita.

Mauro Sérgio Farias disse...

Pior do que ex-aidético é o ex-morto! Fora todos os preconceitos que esses caras espalham contra homossexuais e praticantes de cultos afro.

Sinistro!

Mauro Sérgio Farias disse...

Pior do que ex-aidético é o ex-morto! Fora todos os preconceitos que esses caras espalham contra homossexuais e praticantes de cultos afro.

Sinistro!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...