16 junho, 2008

Qualidade que ninguém vê



Muitos me perguntam o porque do meu ódio às novelas e séries brasileiras e meu amor incondicional pelas séries americanas. E a resposta é simples e direta: brasileiro não sabe fazer séries. E novelas... bom, isso nem preciso comentar, né?

Repare nas novelas. São histórias sem conteúdo, sempre girando em torno de pessoas muito ricas (nunca entendo como podem ser ricas se nunca aparecem trabalhando), amores impossíveis, sexo e merchandising, os personagens são vazios e pobres e os atores são tão ruins que até hoje não entendo porque ainda os chamam de atores. Já as séries americanas possuem roteiro bem feito, com um cuidado muito maior nas ambientações das histórias, conteúdo que não deixa o telespectador apenas sentado no sofá sem pensar e atores realmente comprometidos com um trabalho bem feito.

E indo para o lado das séries de comédia brasileiras o que mais vejo são personagens caricatos, também sem conteúdo e histórias muitas vezes sem a menor noção. "Toma Lá Dá Cá", série nada diferente de "Sai de Baixo", é a que mais se sobressai atualmente. "Toma Lá Dá Cá" e muitas outras mostram como no Brasil não há um cuidado (ou interesse) em desenvolver projetos mais bem trabalhados, valorizando atores, ajudando-os a mostrar uma atuação muito além de Lineu (Marco Nanini), em "A Grande Família". Aliás, uma das grandes diferenças das séries brasileiras e das americanas é que lá realmente parece existir um roteirista. Aqui sempre me pareceu serem pessoas que estavam à toa na emissora e foram ocupar um espaço do quadro de funcionários.

Sempre me falam que isso acontece porque as emissoras mostram o que as pessoas querem assistir. Mas aí eu volto a dizer aquilo que sempre digo: as pessoas assistem porque estão acostumadas. Nunca foi oferecido nada diferente, nada melhor. Enquanto as emissoras brasileiras não tomarem para si a opção de oferecer algo melhor, a população não vai crescer intelectualmente, não vai passar do nível de passivo ao lixo televisivo e começar a criticar, a cobrar uma qualidade melhor do que recebe pela TV. Resumindo: continuarão todos a torcer para que a riquinha bonita fique com o mocinho pobre. E assim ninguém cresce.

7 comentários:

MH disse...

De vez em quando a Globo exibe mini-series brilhantes. Geralmente num horario um pouco mais tarde. E na boa, sempre tem publico para esses trabalhos bem pensados e executados com carinho.

Agora, deve ser mais facil para a globo manter esse padrao mediocre das novelas e dos seriados estilo Toma la da ca...que dvem ser roterizados por um Orangotango.

Loooooooogico que existe muito lixo cultural nos EUA. Mas prefiro comprar com o que eles tem de melhor. E ai..estamos perdendo feio.

Bernardo Lima disse...

É foda [com o perdão do palavrão]...
um amigo que conhece um escrito de novelas da Globo disse que a Globo pede um padrão para o escritor, aquele padrão que estamos acostumado a ver [msm não vendo novela, sabemos bem qualé] do núcleo rico e da "high-society"...
se vermos malhação, a 10 anos atrás já era um casal e um terceiro querendo separar, se vermos hj em dia é a msm coisa...
a mt tempo n vejo tv, mas nas poucas olhadas sei que n tem nd novo...
acho meio ridiculo por parte dos escritores aceitarem trabalhar assim...sem poder fazer uma história legal, mas sim respeitando as vontades da globo, por exemplo.
o sbt anda decadente tb, sem nd novo...
a tv tá morrndo, mas continua com mts adeptos, sempre terá.
a grande familia eu até acho uma boa série, mas casseta e planeta tá decadente a mais de 5 anos, tomaládacá é uma cópia barata de sai de baixo [que era legal]...

enfim., tem que mudar mt coisa, mas as pessoas q estão lá e podem mudar se vendem por um saco de dinheiro e ficam quietos servindo essa idiotice que vemos...

essa semana vi um video de uma fraude do lata velha no youtube e um roubo descarado naquele programa de soletração...

é deprimente...se fraudam coisas bobas assim, imagina o que não fazem com governos e coisas mais importantes?

td sempre de baixo dos panos...

gostei do blog, vou ler mais...

abraço

rickgaldino disse...

Esses dia eu também me perguntei "Porque não temos ótimas séries?". Espaço não falta, afinal até reprise de novela do século passado está no ar.

Eu lembro de uma entrevista do Lima Duarte, onde ele dizia estar cansado das histórias das novelas e que novelas que saíam ao padrão (Bang Bang, Filhas da Mãe...) não davam audiência.

Eu lembro de um caso, de uma novela da Televisa (México) onde eles fizeram uma história ás avessas: Um homem pobre que se apaixonou por uma mulher rica. O que aconteceu? Fiasco de audiência. Mudaram a história, ela perdeu a grana e ele ficou milionário... Sucesso no país todo!

Falta criatividade e acima de tudo, coragem para quebrar velhos tabus e desafiar a inteligência do telespectador.

Cansei de ver TV...

Unknown disse...

Opa! Então, pensando seu o texto, é estranho. Às vezes as pessoas me questionam tb pq eu critico tanto a TV brasileira. Tenho acompanhado C.S.I e Lost, que já são clichês da Tv americana. Não sei porque que entitulam o "Toma Lá, Dá Cá" de seriado...Putz, foi uma das piores Coisas que fizeram na TV em questão de sitecom. Desses seriados Brasileiros, tenho visto Casos e Acasos, que era um especial, e se tornou um programa fixo-semanal. É muito bom e, acho eu, bem escrito. Gosto também de a Grande Família. Porque tem todo o respeito com a família brasileira!!

É isso...Talvez em um futuro remoto esse quadro cultural mude!!

Abraços!!

Ps: Já está favoritadoo!

Anônimo disse...

A Globo é a coisa mais repetitiva da tv brasileira... mudam-se os "atores", mas as histórias são sempre as mesmas. Isso sem nem querer comentares de novelas de outras emissoras porque até me dói pensar nisso.

Cruela Veneno da Silva disse...

eu caso rico com rico e pobre com pobre...

pra não render outra novela.

ps. boa é a do vampiro né?
aquela que vc fez um post aqui.

kkkkkkkkk

Juliana Gulka disse...

E quem disse que eles querem que o povão fique mais desenvolvido intelectualmente? Isso não é bom, aí vão precisar gastar mais "grana" com programas mais decentes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...