São 6h da manhã. Você acorda para o trabalho naquele clima de preguiça e sono tão característicos da vida moderna. Enquanto se arruma e saboreia um delicioso café-da-manhã para carregar suas energias para aguentar o dia que começa, você liga a TV para saber das notícias do dia anterior que não teve tempo de prestar atenção, e para saber como está o trânsito que o espera no longo caminho até o trabalho. Zapeando pelos canais em busca de algo informativo você só encontra desenhos, Telecurso, programas de igrejas evangélicas, até que... finalmente! Você sintoniza no "São Paulo no Ar", o jornalístico matinal da TV Record transmitido para a Grande São Paulo. Então você pensa "Ufa! Finalmente poderei me informar um pouco nessa manhã gostosa". Ledo engano, meu caro. O "São Paulo no Ar" é a versão matinal do odioso "Brasil Urgente" (Band). Sua pauta é baseada em assassinatos, roubos, acidentes com automóveis e sequestros. É uma imensidão de desgraças apresentadas por William Travassos, no mais puro estilo Datena de ser.
Optar por um "mundo-cão matinal" não é exclusividade da TV Record. A Band tem em sua grade das manhãs o "Primeiro Jornal", apresentado por Luciano Faccioli, (ex-TV Record), que segue à risca a cartilha do sangue no café-da-manhã. E não é mera coincidência o apresentador também ter o puro estilo Datena de ser.
As únicas emissoras que fogem desse formato são a TV Globo, com seu aconchegante "Bom Dia Brasil", apresentado por Renato Machado e Renata Vasconcellos, e o SBT, com o "Jornal do SBT Manhã", uma espécie de clone matinal do "SBT Brasil", apresentado por Hermano Henning e Analice Nicolau. Desses dois o destaque maior fica com o "Bom Dia Brasil", que tem como formato um gostoso bate-papo entre os apresentadores, comentaristas e convidados. As matérias são leves, informativas e são apresentadas de forma agradável, sem os excessos que vemos no "São Paulo no Ar". E ainda assim conquista bons números de audiência.
O chamado "mundo-cão" sempre dominou a TV aberta brasileira. Durante anos esse formato jornalístico com claro apelo popularesco foi a carta na manga das emissoras para alavancar a audiência a qualquer custo. Com os números crescentes vieram também as críticas e protestos devido a qualidade duvidosa do conteúdo veiculado nesses programas, causando a debandada de patrocinadores, o que levou o formato à decadência, com algumas emissoras aposentando seus programas, ou repensando seu conteúdo. Já outras, não satisfeitas apenas com seus jornalísticos vespertinos, resolveram levar para as manhãs esse jornalismo de quinta categoria que em nada acrescenta à TV aberta. É aquela velha história de que colocar qualquer coisa no ar é um caminho mais fácil e mais rápido do que pensar em algo melhor. E depois não entendem porque o SBT consegue tanta audiência apenas colocando "Chaves" às 6h da manhã...
3 comentários:
Eu vi o "São Paulo no Ar" hoje e adorei. Eles reprisam as mesmas imagens durante toda a manhã, sem contar os comentários com super conteúdo do Percival de Souza. Hahaha. Esses programas matinais te preparam para o da Sônia Abrão.
O DaHora vc podia colocar um link de curtir do facebook nas matérias. Essa ficou bem legal.
Tenho certa propriedade em falar sobre isso, principalmente sobre o Faccioli, meu querido ex-chefe que é MUITO MAIS SIMPÁTICO QUE O DATENA. Na verdade, o Datena não é um simpático, mas o Faccioli sim.
O Jornalismo da Band concorre diretamente com o da record na manhã. E a Record, por sua vez, tenta alcançar as camadas mais populares com esse estilo de programa, diferente do papo intelectualizado da Globo. E o pior é que consegue. O Bom dia Brasil acaba por bater oito, nove pontos de audiência na Grande São Paulo (não tenho tanta certeza disso, mas que eu me lembre era), enquanto a Record bate cinco, sete e a Band bate três (depois que saí de lá, nunca mais passou disso, brinks).
A grande massa, o povo mesmo, quer ver o que a Record e a Band passa. E a audiência é um reflexo disso. Fica sempre em segundo lugar, porque esse tipo de público não está mais em casa no horário do programa. Eles querem a informação do momento, querem saber o que aconteceu enquanto dormiam e o que elas vão encontrar quando sair de casa (para aqueles que ainda não saíram). Enquanto isso, o público da globo é aquele que já levou as crianças para escola e está tomando o café para ir para o trabalho. Eles não querem saber como está o trânsito, porque isso eles já sabem pelo rádio do carro, eles querem saber como foram as coisas no dia anterior e querem as tendências do dia que está começando.
E isso são pouquíssimos os jornais que sabem fazer. E é por isso que o Bom Dia é, pra mim, o melhor jornal no ar hoje. É como se fosse um Jornal da Globo simplificado. E a equipe está de parabéns. Não tem nada melhor do que começar o dia com a voz da Renata dando aquele bom dia gostoso.
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