15 maio, 2009

Botando para fora



Uma reportagem exibida no "Jornal Nacional" há algumas semanas me chamou muito a atenção. O assunto era a polêmica decisão do Governo japonês de dar aos estrangeiros uma boa quantidade em dinheiro para que deixem o país definitivamente. E um dos entrevistados para falar sobre o assunto era um brasileiro desempregado que disse viver com ajuda de estranhos. Eu, em minha doce inocência, imaginei que ele fosse aceitar o dinheiro para voltar ao Brasil e recomeçar sua vida, mas não, ele não tem tais planos em mente. Seu único objetivo é voltar para o Brasil para que pelo menos "possa depender de pessoas conhecidas", como ele mesmo disse.

Com pessoas tão preguiçosas me admira ainda considerarem preconceituosa a atitude do Governo japonês. Tendo como base a mentalidade do brasileiro entrevistado vejo como certa a decisão de se livrarem do peso morto.

Um comentário:

Thiago Almeida disse...

Sou um nacionalista ferrenho. As vezes, confesso, chego a proferir comentários xenofóbicos, de tão apaixonado que sou. Acho uma falta de personalidade e de respeito, quando saem do próprio país para viver em outro. Não digo em turismo ou fazer um curso fora, e sim, de abandonar sua terra-mãe para constituir raízes em outro lugar. Se você não está feliz com uma dada situação, tente conserta-la. Se em tudo que não estamos feliz a solução fosse largar de mão, estaríamos fadados a sermos andarilhos, todos nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...